Notícias

Movestock, marketplace de compra e venda de estoques excedentes

Movestock, marketplace de compra e venda de estoques excedentes 22 NOVEMBRO

Uma solução criativa que liga empresas que precisam de materiais que podem ser reusados e outras que tenham material sobrando transformou o Movestock, um marketplace com sede em Caxias do Sul/RS, que facilita o reuso de ativos excedentes, em um case de sucesso em nível nacional.

A Movestock chama de ativos excedentes materiais que sobraram ou não são mais usados, em qualquer tipo de indústria, e que tenham valor para outras empresas.

Considerada startup, a Movestock que se define como uma empresa de logística evitou a produção de mais de 750 toneladas de sucata industrial no país, nos primeiros vinte meses de existência da empresa,  o que, segundo o CEO da startup, Rafael Davi Valentini, é benéfico não apenas para as empresas, mas para a sociedade como um todo. O trabalho da Movestock é aproximar empresas que dispõem de estoques parados, excedentes ou obsoletos, de outras que necessitam destes materiais.

O CEO da Movestock chama a atenção para a forma como as indústrias devem olhar para seus processos. Ele lembra que a redução de sucata industrial pode ajudar as empresas a economizarem de forma substancial. “Quando desperdiçam menos materiais, pode haver economia em custo de produção e gestão de resíduos. Além disso, há mais possibilidade de reutilizar materiais dentro dos processos produtivos”, afirma.

Sem contar que a sucata industrial pode contribuir de forma substancial para a geração de resíduos poluentes que podem afetar gravemente o meio ambiente. O empreendedor aponta ainda para o fato de que quando a indústria reduz a produção de sucata industrial, automaticamente reduz a demanda por novos recursos naturais, o que produz economia de energia e minimiza a emissão de poluentes. E quando se diminui a necessidade de extrair, transportar e processar novos materiais, aumenta-se a preservação de recursos não renováveis, como metais preciosos e minerais.

A Movestock trabalha ainda a partir da premissa de que o esforço para reduzir a geração de sucata industrial pode inclusive estimular a criação de empregos em áreas relacionadas, como reciclagem, remanufatura e desenvolvimento de tecnologias verdes.  E a procura por redução de sucata pode estimular as empresas a desenvolverem métodos mais eficientes de produção, com o uso de materiais mais duráveis e processos que gerem menos resíduos, aumentando sua competitividade.

 

Fonte: Movestock

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies