Notícias

IBTeC leva consultoria transformadora para indústria de móveis, em projeto com Sebrae

IBTeC leva consultoria transformadora para indústria de móveis, em projeto com Sebrae 15 AGOSTO

O IBTeC tem como uma das metas em seu planejamento estratégico diversificar os segmentos de atuação com sua área de consultoria industrial. A proximidade com o Sebrae, parceiro em projetos voltados para o setor calçadista há muitos anos, tem levado o Instituto a outros segmentos. Como é o caso do moveleiro. Em dezembro de 2022 o Sebrae indicou a área de consultoria do IBTeC para o desenvolvimento de um plano de transformação da Marcenaria Independência, de São Leopoldo, o que veio a se somar com Programa Indústria 4.0.

Por meio do projeto de Encadeamento Produtivo promovido pelo Sebrae RS, que possui a Gedore como uma das âncoras, empresa que é líder no fornecimento de ferramentas manuais e soluções de alta qualidade para a indústria, indicou a Marcenaria Independência a participar de um trabalho de automação e digitalização de seus processos produtivos, dentro do Projeto Indústria 4.0, do Sebrae RS, com a participação do Polo de Referência da Indústria, em parceria com o Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS. O projeto tem como objetivo levar o conceito de Indústria 4.0 para a realidade de pequenos negócios, fornecendo-lhes consultoria especializada.  A ação prevê um ano de acompanhamento da empresa, desde o planejamento até a implementação de todas as mudanças que transformarão a empresa.

Na Marcenaria Independência, o consultor do IBTeC, Salvatore Cesare Augusto Puglia, está executando o trabalho na área de processos, que foi iniciado em dezembro de 2022. Desde então, a empresa redirecionou sua atuação, definindo-se exclusivamente como fabricante de móveis sob medida, com duas frentes de atuação - móveis industriais e móveis residenciais.

 

TRANSFORMAÇÃO RADICAL E AUMENTO NA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Com uma história de 33 anos - a Marcenaria Independência foi fundada em 17 de novembro de 1990 e passou por várias fases e transformações. “Hoje, somos uma indústria de móveis sob medida no segmento residencial, comercial e industrial”, explicam Carlos Alberto da Costa Soares e Felipe Soares, diretores da empresa. Pai e filho, os dois trabalham juntos há mais de dez anos, “sempre focados em diferenciar e profissionalizar nossa atuação sem perder o objetivo de atender a expectativa do cliente com soluções na área moveleira, mantendo o contato e a personalização dos nossos projetos”, afirma Felipe.

Desde que foi iniciado o processo, a Marcenaria Independência passou por uma transformação radical, que já surte efeitos significativos. Depois de redefinir suas linhas de atuação, a empresa passou a investir em maquinário, equipamentos e sistemas de digitalização, totalizando em torno de R$ 400 mil. Felipe conta que “com as mudanças nos equipamentos, conseguimos mais que duplicar nossa capacidade de produção, o que irá nos permitir crescer de uma forma extraordinária, utilizando de forma eficaz a mesma área de planta industrial e desenvolvendo ainda mais nossos colaboradores. A digitalização de processos e implantação de sistemas de controle interno oportunizaram a contratação de mão-de-obra especializada na área administrativa e no controle de produção. Para tornar o trabalho mais efetivo, a empresa vem investindo em aplicativos de compartilhamento das informações, deixando todo o cronograma visível para a equipe 100% do tempo, como uma forma de agilizar processos e manter a coesão entre os colaboradores.

Entre as transformações, os diretores salientam maior agilidade no processo de corte com a utilização de router CNV, possibilitando, maior variedade de projetos e execução, garantias dimensionais e rastreabilidade das metodologias de trabalho além da extinção de processos adicionais para produção final, o que hoje garante a execução em um terço do tempo.

Carlos Alberto e Felipe destacam a importância e a participação de todos neste momento de transformação. Felipe salienta que “em primeiro lugar, tivemos a adesão dos nossos colaboradores, que entenderam a necessidade de tais mudanças para a continuidade do crescimento e busca dos resultados”. Ele enfatizou a importância da Analista de Articulação de Projetos do Sebrae, Jennifer Silveira; do Consultor Credenciado do Sebrae Evandro Dalpissol e do consultor do IBTeC, Salvatore Puglia, “porque sabemos que a participação de pessoas com conhecimento e o olhar externo, adaptado para nossa realidade indicando as possibilidades de melhorias, são fundamentais para tais transformações”.

Os diretores da marcenaria reconhecem ainda o importante papel do Sicredi Pioneira, que deu acesso à linha de crédito e possibilitou o investimento na produção, e a implantação de energia solar.

“Para sucesso de nossas mudanças queremos destacar parcerias fundamentais como Sebrae, Sicredi, IBTeC, Gedore, Stihl, Mach CNC, e DinaBox, além do envolvimento total de todos os nossos colaboradores” agradece Felipe Soares.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies