O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC - assinou parceria com a Trash Flow, startup especializada no desenvolvimento de produtos a partir do uso de resíduos sólidos industriais de fontes diversas. A aliança assinada com o Instituto prevê apoio das equipes técnicas de inovação, laboratórios e marketing para o desenvolvimento e colocação no mercado de peças técnicas para as indústrias de calçados
Com sede em Novo Hamburgo, a Trash Flow é uma startup especializada na solução de problemas relacionados à reutilização de resíduos e desenvolvimento de novos materiais. O foco da startup está em desenvolver produtos e materiais que sejam realmente aplicáveis, tanto do ponto de vista prático quanto econômico. Também está na essência da empresa a busca por apresentar processos novos que reduzam o custo operacional e apresentar soluções que beneficiem o meio ambiente. A necessidade das indústrias de reduzir custos para competir em um mercado cada vez mais globalizado motivou os empreendedores a trabalharem com a busca de agregação de valor a materiais que são produtos de descarte em diferentes cadeias produtivas.
A Trash Flow foi premiada em segundo lugar na maratona IBTeCHDAY em outubro de 2019, que visa identificar projetos de inovação para novas soluções para o setor.
O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, enfatiza que “um dos propósitos do IBTeCDAY é identificar empresas com projetos que possam ser transformados em produtores inovadores para a cadeia coureiro-calçadista, e apoiar empreendedores para escalonar suas ideias de inovação”.