Visitantes da Fimec 2020 entrarão na mostra direto pela Fábrica Conceito. Maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina, a Fimec acontecerá nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, desta terça-feira, 10 até quinta-feira 12 de março. Uma das principais atrações da Fimec 2020, a Fábrica Conceito é uma ação realizada em parceria pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, Fenac e Coelho Consultoria Empresarial. Maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina, a Fimec será realizada a partir desta terça-feira, 10 de março, até quinta-feira, 12 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
As fabricantes Calçados Ramarim e Grupo Arezzo estão colocando para produção na feira modelos que calçados que fazem parte de suas coleções de outono-inverno - ou seja, são modelos que estarão à disposição dos consumidores nas próximas semanas em lojas de todo o Brasil.
Calçados Ramarim produzirá 2 modelos de scarpins femininos, 2 modelos de tênis com cabedal em knit (material têxtil com tecnologias inovadoras que promovem conforto máximo) e 1 modelo de tênis masculino da marca DC. Os dois modelos de tênis com cabedal de knit com fios de poliamida biodegradável. O tingimento dos fios é feito com corantes solúveis em água, permitindo sua reutilização no próximo ciclo da produção, depois do tratamento. Ainda da marca Ramarim, haverá uma linha de produção de um modelo de scarpin com cabedal em poliuretano e solado de TPU ecológico feito a partir de óleo de manona. A aplicação do solado tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade do setor calçadista.
O Grupo Arezzo produzirá 2 modelos de botas da marca Arezzo e 1 modelo de tênis Fiever. As botas estão focadas nas tendências de moda para a próxima estação - com bico quadrado e salto médio estruturado, são modelos de cano curto com cabedal em couro e solado de borracha laqueada. Já o modelo de tênis da marca Fiever vem recheado de componentes que oferecem percepção de conforto máximo ao calçado. O cabedal é em lycra e couro camurça, com solado de poliuretano injetado direto no calçado montado. O objetivo desta linha é mostrar o quão produtivo é o sistema de injeção direta de solado nos calçados, bem como, a aplicabilidade deste processo em qualquer tipo de calçado e não somente em calçados de segurança, como ocorre na maior parte dos casos. A Fábrica produzirá 17 modelos de calçados, em seis linhas de produção, com 86 empresas e 90 operários. Ao final da feira, 3.500 pares serão destinados a instituições que atuam na área de responsabilidade social na região calçadista.
A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. Os alunos do Senai produzirão 9 versões de um calçado feminino com salto anabela. Os estudantes foram desafiados a criar designs diferentes para um mesmo modelo, usando materiais diversificados - couro, tecidos e laminados. Alguns insumos e equipamentos, como o couro e matrizes de solados, serão desenvolvidos por outras unidades do Senai, através de um projeto envolvendo a Rede Senai no Estado.