Após a abertura da feira, as lideranças participaram de uma visita guiada pela Fimec. Dentre os espaços percorridos, conheceram o Projeto Fábrica Conceito, realizado conjuntamente pelo IBTeC, a Fenac e a Coelho Assessoria Empresarial.
A tecnologia como fator de produtividade na fabricação de calçados é o tema que norteia a 8ª edição da Fábrica Conceito, que tem a maior área de instalação, quantidade de empresas participantes e volume de inovações tecnológicas apresentadas. São cinco linhas de produção funcionando em tempo real, 70 profissionais trabalhando, 90 máquinas em exposição, 120 componentes e insumos utilizados, cerca de 70 empresas parceiras para uma produção inédita de mais de cinco mil pares de diferentes modelos nos três dias da feira. Para instalar toda esta estrutura a área do projeto foi aumentada em 25%, totalizando 1.000m².
Esta edição conta com a participação da Usaflex (calçados femininos) e Pegada (masculinos), o Patrocínio Máster é da Basf e Solvay Rhodia. Dentre as novidades se destaca a participação de alunos do Senai fabricando modelos com cabedal de alta frequência, além de uma linha de calçados masculinos com sola injetada direto no cabedal.
Testes e serviços
Ainda na Fábrica Conceito, os visitantes puderam constatar como é realizado um dos ensaios de conforto do calçado. O Laboratório de Biomecânica do instituto instalou uma esteira ergométrica para demonstrar como é feito o ensaio que mede a capacidade da palmilha de acabamento para distribuir o peso do corpo sobre a estrutura inferior do o calçado.
Já os Laboratórios da Qualidade, de Substâncias Restritivas e de Luvas e Vestimentas apresentam soluções e serviços para o mercado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), visando às certificações que os fabricantes necessitam para comercializarem os seus produtos. O projeto está localizado no Pavilhão 11 da Fenac.