O setor calçadista precisa adotar o sistema de trabalho de forma colaborativa para poder avançar em questões que são importantes para o seu crescimento, entre eles a elevação do uso de inteligência artificial em seus processos. Esta frase poderia resumir o recado dado pelos panelistas do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC na quarta-feira, 21 de junho de 2023. Os especialistas em padronização e digitalização de processos produtivos, Sílvio Corrêa (CEO da Easypro Tech), e Ciro Copello (CEO da C3i Consultoria), que trabalham em colaboração há mais de duas décadas, fizeram um apanhado histórico da realidade do uso de tecnologias na cronoanálise de processos industriais do setor ao longo das últimas décadas, até chegar à digitalização do processo, através do uso de imagens analisadas por inteligência artificial, um salto que aponta para um caminho sem retorno, e que precisa ser trilhado da forma mais rápida possível para que as indústrias possam sobreviver. E na opinião dos palestrantes, o trabalho de forma colaborativa é o caminho mais curto para que empresas de todos os portes alcancem esta realidade. Os palestrantes enfatizaram a importância da inovação aberta para o desenvolvimento de qualquer segmento industrial, e preconizam a adoção do sistema pelas empresas do setor calçadista.
“Inovação, eficiência e produtividade industrial através da visão computacional” foi o tema do encontro que teve como objetivo apresentar a empresários e técnicos das áreas de produção e ergonomia as vantagens que a análise de imagens pela inteligência artificial pode trazer para dentro das unidades produtivas de todos os portes. Sílvio Corrêa chamou a atenção para o fato de que “o sistema pode fazer a análise de imagens e auxiliar os gestores na tomada de decisões, tanto de medidas para melhorar a produtividade, quanto para melhorar a ergonomia de um posto de trabalho, por exemplo”. E enfatizou que “mesmo com todas as tecnologias à nossa disposição, a gente vai sempre precisar do trabalho humano, para avaliar as informações e tomar a decisão final sobre mudanças que resultem no ganho de produtividade”.
Os painelistas apresentaram algumas das inovações que viram na Feira Industrial de Hannover/Alemanha, em abril deste ano, com aplicações da inteligência artificial nos mais diversos setores. O que chamou a atenção foi o fato de que as big techs estavam todas na feira, em parceria com startups do mundo inteiro, mostrando o uso da inteligência artificial apresentada por elas em diferentes operações.
A inovação aberta nos proporciona o desenvolvimento de projetos de maneira colaborativa, solucionando desafios a partir da integração e dos conhecimentos diversos dos envolvidos, possibilitando uma rápida adaptação às constantes mudanças do mercado”, afirmou Ciro Copello.
A próxima edição do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC já tem data - dia 19 de julho, com o tema “ESG e sustentabilidade corporativa - onda, falácia ou real oportunidade para negócios”. Como panelistas, Cenira Verona, CEO e consultora na Salt Projetos, e Leonardo Comparsi, sócio diretor da An Lab.
Os patrocinadores de 2023 são: Grendene, Grupo Stickfran, Calçados Ramarim, Shimadzu do Brasil, Zahonero e Revista Tecnicouro.