Aparentemente tudo o que fazemos é cringe para a Geração Z, isso inclui também a nossa forma de consumir e de se relacionar com o meio ambiente. Nascidos a partir de 1995, essa geração foi exposta ao mundo digital desde a infância, mas além disso, eles também cresceram ouvindo falar sobre as questões ambientais, e aos poucos foram percebendo que se não mudarmos a forma como nos relacionamos com o meio ambiente, não sobrará mais planeta para eles. Além de manifestações e exigências feitas aos governos, esses jovens também enxergam o consumo como um ato político e uma forma de garantir o futuro do planeta para a geração deles e as futuras.
Uma pesquisa realizada entre março e abril de 2021 nos EUA pelo GlobalData, aponta que 45% da geração Z se recusa a comprar de marcas e varejistas que não sejam sustentáveis, e que 40% deles compraram produtos de segunda mão nos últimos 12 meses. Além disso, eles são 165% mais propensos do que os Baby Boomers a considerar o valor de revenda de uma roupa no ato da compra, e 83% mais propensos a concordar fortemente que a posse de roupas é temporária.
Os brechós, inclusive, estão cada vez mais fazendo parte do dia a dia dessa geração. De acordo com Eliza Huber, escritora do Refinery29, comprar roupas em brechós é mais do que uma maneira de consumo para esses jovens, é um estilo de vida. Eles querem ser independentes, querem salvar o planeta, querem guardar dinheiro, e o brechó torna tudo isso possível.
Talvez essa geração esteja certa em nos chamar de cringe, porque a forma como consumimos e nos relacionamos com o meio ambiente é sim bastante constrangedora. Mas o que queremos saber de fato, é se eles serão capazes de mudar isso. Esperamos que sim!
Fonte: Rio Ethical Fashion