Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade.
No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso – seja financeiro, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem estrutura burocratizada e funcionamento complexos.
Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo a processos e práticas mais eficientes, é comum que existam muitas dúvidas e incertezas. Neste artigo, reunimos argumentos que vão lhe mostrar porque sua empresa deve investir em inovação e como fazer isso de forma segura.
Por que a inovação corporativa é necessária?
Em um cenário de crise em que os mercados são altamente globalizados e competitivos, é preciso que as organizações saibam como se diferenciar para sobreviver. Antes das transformações provocadas pela pandemia, isso já era uma realidade, devido, sobretudo, ao grande número de concorrentes e à maior exigência dos clientes.
No contexto atual, a inovação aparece como solução urgente, uma vez que oferecer um atendimento de excelência já não é mais um diferencial competitivo, é um pré-requisito.
A inovação corporativa permite que empresas promovam estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de negócios etc.
Por meio das ferramentas adequadas e de metodologias bem alinhadas, a empresa que alcança o status de “inovadora” ganha mais previsibilidade dos negócios, uma vez que:
- Passa a lidar melhor com riscos,
- Consegue diminuir incertezas e, consequentemente,
- Apresentar soluções que satisfaçam melhor o público e atendam às suas expectativas.
Leia mais: Como projetos inovadores viram produtos rentáveis?
Vantagens da inovação corporativa
Atualmente, a importância da inovação se dá sobretudo para a sobrevivência das empresas frente à concorrência e aos olhos do público. No entanto, ainda são poucas as organizações cientes disso e que priorizam a inovação. E isso acontece, basicamente, por dois motivos: desconhecimento das ferramentas que têm à sua disposição e uma visão ultrapassada ou equivocada do que é inovação.
Veja as vantagens da inovação organizacional para sua empresa:
1. Otimização de processos e ganho de eficiência
A inovação é capaz de gerar novos padrões de desempenho para a empresa e também alinha os esforços de diferentes equipes em prol de uma nova iniciativa. Além disso, orienta investimentos e permite, do ponto de vista mercadológico e estratégico, definir o foco de novos desenvolvimentos e pesquisas. Assim, o principal objetivo da inovação é criar valor para o negócio, otimizando processos, criando condições para que a empresa chegue lá e gerando mais eficiência.
2. Ampliação de oportunidades de negócios e parcerias
Práticas inovadoras estimulam a troca de ideias com gestores de outras empresas que podem atuar de forma sinérgica com a sua organização. Nesse contexto, é possível pensar em parcerias que gerem valor para as empresas envolvidas e seus clientes.
Em qualquer tipo de empresa é possível inovar, de qualquer porte. Isso porque, por meio da inovação, quebram-se convenções e superam-se ortodoxias, rompendo com pensamentos ultrapassados e adotando novos pontos de vista.
Isso ajuda a libertar a empresa para focar no core de sua estratégia, seja com o lançamento de novos produtos ou serviços, a adoção de novos processos de gestão ou até mesmo a revisão do conceito do negócio.
3. Promove a sustentabilidade da empresa
Inovação e sustentabilidade quase sempre caminham lado a lado. Isso porque, no momento atual do mercado, já não é mais possível que as organizações pensem apenas em seus próprios contextos e ignorem o panorama global.
Com isso, a inovação permite à empresa que sua destinação econômica esteja alinhada com preocupações socioambientais e de boa governança (compliance), fazendo com que adquira melhor reputação junto ao público.
4. Estimula o aprendizado colaborativo e contínuo
A inovação geralmente ocorre em um contexto de incerteza, onde não é possível estimar o número de clientes que irão adquirir nossa solução, nem sequer se os clientes vão adotar nossa solução. Isso aumenta de maneira expressiva o risco associado aos investimentos em inovação da empresa.
Por isso, nenhuma nova iniciativa de inovação vem acompanhada de certeza de sucesso. Logo, parte inerente ao processo de inovar são os riscos, as descobertas e os aprendizados que acontecem ao longo do caminho e junto a possíveis fracassos.
No entanto, metodologias estruturadas e profissionais experientes podem contribuir para uma visão externa e proporcionar um processo mais cuidadoso, com etapas bem definidas e minimização de riscos.
A estruturação de um processo ágil de inovação possibilita a redução contínua da incerteza e permite um aprendizado contínuo que vai aumentar significativamente a chance de sucesso da proposta de inovação.
5. Estimula a experimentação
Grandes ideias geralmente são fruto da colaboração. Empresas que inovam são capazes de criar um ambiente propício de trocas entre seus profissionais, inclusive de diferentes setores, de forma a pensar em novas soluções que beneficiem a organização como um todo.
Além disso, esse maior engajamento permite que a empresa construa uma cultura sólida, porém, dinâmica, que permita rever seus processos e adaptá-los de modo a aumentar produtividade e reduzir possíveis perdas de recursos.
A inovação corporativa é viável em grandes empresas?
Empresas tradicionais sem processo estruturado de inovação correm o risco de perderem espaço no mercado ou ficarem obsoletas. Mudar processos é mais desafiador em estruturas complexas e consolidadas. No entanto, é um esforço necessário para a sobrevivência do negócio.
O segredo para dar certo é iniciar por partes, montar um pequeno núcleo ou selecionar um departamento para que seja feita a experimentação. Essa semente de inovação acaba contagiando outros setores, profissionais ou ambientes e assim começa a fortalecer a cultura da inovação organizacional na sua empresa.
Muitas empresas que querem inovar não sabem por onde começar. Felizmente, existem soluções que contemplam tal necessidade, contribuindo para analisar, orientar, desenvolver e executar as ações necessárias para a inovação organizacional.
A Certi conta com o programa Ivent que oferece consultoria e capacitação em um programa de inovação corporativa continuada. O enfoque é ajudar as organizações a inovar de uma maneira mais rápida e com custos reduzidos, seguindo um princípio de promover sucessivas validações e evitando riscos indesejáveis de investimentos desnecessários.Quer saber mais? Entre em contato conosco e descubra mais sobre como o Invent pode ajudar a sua empresa a inovar.
Fonte: CERTI