Notícias

IBTeC estabelece alianças com instituições de ensino e pesquisa para acelerar inovação para o setor calçadista

IBTeC estabelece alianças com instituições de ensino e pesquisa para acelerar inovação para o setor calçadista 20 FEVEREIRO

Sob o slogan “Vamos juntos construir o futuro?”, o IBTeC, que é o braço tecnológico do setor coureiro-calçadista, está cada vez mais focado em ser reconhecido como a instituição que apoia o desenvolvimento do setor a partir da pesquisa e da inovação. Para agilizar o processo de apresentação de soluções, o Instituto tem estabelecido parcerias com outras instituições, na busca de compartilhamento de informações e dados de pesquisas. Tecnosinos, Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha e Universidade Nacional de Singapura são instituições que já estão em sinergia com o IBTeC.

Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha - A parceria com a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha já vem de alguns anos, desde que o Instituto patrocina o Prêmio IBTeC de Inovação na Mostratec, feira científica realizada pela escola técnica e reconhecida como a maior da América Latina. Em 2019, o Instituto assinou um novo acordo de cooperação com a escola, propondo desafios aos estudantes dos cursos técnicos para que apresentem soluções inovadoras tanto para processos quanto para produtos, voltadas ao setor calçadista. O Programa IBTeC+ já teve a primeira edição (ainda em fevereiro serão conhecidos os vencedores) com nove trabalhos selecionados. As melhores ideias receberão prêmio financeiro e monitoria para tornar seus projetos aptos à geração de negócios.

Tecnosinos - Com o Tecnosinos, parque tecnológico com sede em São Leopoldo, o IBTeC estabeleceu parceria que vai permitir que as startups vencedoras do IBTeCHDAY, maratona tecnológica realizada anualmente pelo Instituto, possam ser beneficiadas com um período de pré-incubação gratuita. O protocolo assinado com a Tecnosinos prevê ainda cooperação mútua que consiste na integração das ações de desenvolvimento tecnológico e de inovação, para o fortalecimento do sistema coureiro calçadista brasileiro.

O projeto também conta com ações de identificação de tecnologias já aplicadas em outros setores que possam ser transferidas para o setor calçadista, reduzindo o tempo de desenvolvimento de soluções e possibilitando uma aplicação mais eficiente no setor produtivo.

O convênio prevê ainda conectar as empresas atendidas pelo instituto às empresas provedoras de tecnologia do Tecnosinos.

Universidade Nacional de Singapura - Em parceria que tem a participação da empresa 2M Singapura, o IBTeC vai participar de projeto para o desenvolvimento de pesquisa visando o uso de grafeno de alta qualidade no setor calçadista. A universidade vai compartilhar conhecimentos que possam beneficiar o setor calçadista brasileiro.

Foto: ASEAN, um dos maiores hubs logísticos do mundo, em Singapura.

Leia mais, clicando AQUI.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies