Notícias

IBTeC apresentará na Fábrica Conceito, na Fimec 2020, ensaio de conforto em calçados

IBTeC apresentará na Fábrica Conceito, na Fimec 2020, ensaio de conforto em calçados 05 MARÇO

Um dos destaques da Fábrica Conceito 2020, atração da Fimec será a apresentação de um dos ensaios de avaliação do conforto do calçado realizado no Laboratório de Biomecânica do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC. O instituto apresentará na Fábrica o ensaio que mede o incremento da temperatura do calçado durante a caminhada. Uma pessoa caminha na esteira ergométrica e uma câmera térmica registra em um monitor digital o mapeamento térmico do interior do calçado. Pela tela, os visitantes poderão acompanhar os níveis de calor que o calçado pode gera a partir da caminhada.

O Laboratório de Biomecânica realiza serviços e pesquisas voltados à melhorias e incremento de inovações tecnológicas em calçados e componentes que agreguem atributos de conforto, performance, desempenho, saúde e segurança para os usuários, sejam eles crianças, adultos, atletas ou trabalhadores (calçados de segurança). O instituto trabalha para agregar valor aos produtos, conforme a sua funcionalidade

O Brasil é o único país no mundo com normas para avaliar o conforto e o IBTeC o único órgão que emite uma certificação para estes produtos aprovados através do Selo Conforto, que traz ainda mais confiabilidade aos produtos e muito mais valor agregado a todo setor calçadista. Sete ensaios realizados em laboratório definem os níveis de conforto de um calçado.

O coordenador do Laboratório de Biomecânica do IBTeC, Dr. Rudnei Palhano, lembra que o movimento de conscientização de usuários de calçados sobre a importância do conforto no calce tem levado indústrias de todos os portes e segmentos a investir em pesquisas que agreguem inovação tecnológica e valor aos seus produtos.

 

FÁBRICA CONCEITO MOSTRARÁ PRODUÇÃO DE CALÇADOS EM TEMPO REAL

A Fábrica Conceito é uma ação que tem como propósito mostrar aos visitantes da Fimec como se produz calçados, desde a entrada da matéria prima até a expedição do produto para o mercado. Uma das principais atrações da feira, a unidade é coordenada pelo IBTeC, Coelho Consultoria Empresarial e Fenac, e reunirá neste ano em um espaço de 1.000 metros quadrados, 86 empresas. Grupo Arezzo e Calçados Ramarim são as indústrias que participarão com a produção de modelos de calçados de suas coleções na feira. Os alunos do curso técnico do Senai responderão por uma unidade, onde serão produzidas nove versões de um calçado feminino com salto anabela, criado pelos próprios estudantes. A Fábrica terá seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados - 16 femininos e um masculino. Um total de 40 operários e 40 alunos do Senai responderão pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos.

 

INOVAÇÃO EM APLICAÇÃO DE ADESIVOS: APLICADOR AUTOMÁTICO RECONHECE RELEVO DA SOLA DOS CALÇADOS

Uma das inovações que a Fábrica Conceito apresentará aos visitantes da Fimec 2020 será um equipamento que permite a automação da aplicação de adesivos na sola dos calçados. O aplicador automático de adesivo PUR do Grupo Amazonas é um sistema inteligente que reconhece o relevo da sola, contribuindo para a otimização do uso do produto, adesivo, reduzindo custos no processo de produção.

O Grupo Amazonas, em parceria com a universidade UFSCAR e uma startup da cidade de São Carlos/SP, desenvolveu um aplicador automático projetado para aplicação de adesivo na borda de sola de sapato, independentemente de sua composição, tamanho, formato, cor e orientação ao longo da esteira. O sistema inteligente reconhece o relevo da sola em tempo real e envia a informação para o braço robótico realizar a aplicação do adesivo, sem necessidade de pré configuração para cada modelo ou o número de sola diferente, simplificando o processo produtivo. O sistema tem capacidade para até 3.000 pares de solas com borda alta e 5.000 pares de solas planas por dia.

O adesivo que será apresentado na Fábrica Conceito 2020 é sólido à temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para uso. O Amazonas PUR é um adesivo hotmelt à base de poliuretano reativo para colagem de calçados que pode ser utilizado para a colagem de cabedais e solados em diferentes materiais, como borracha, EVA, tecidos, sintéticos, TR, PVC, PU.É aplicado apenas no solado, por spray, com um sistema robotizado. A colagem se dá por transferência, após reativação e prensagem do calçado.

 

CABEDAIS EM KNIT DE POLIAMIDA BIODEGRADÁVEL SERÃO TECIDOS DENTRO DA LINHA DE PRODUÇÃO

Mais uma inovação apresentada pela Fábrica Conceito 2020 será a produção dos cabedais dos tênis de knit dentro do projeto. A tecnologia contribui para a agilidade do processo de produção e para zerar perdas com materiais. A máquina reproduz designs inovadores e tecimentos tridimensionais sem costuras. O equipamento tem um sistema único onde os designs podem ser criados e analisados utilizando simulações em 2D e 3D, com altíssima fidelidade, reduzindo a necessidade de amostras físicas, o que diminui o tempo do processo de desenvolvimento, custos de tecimento de amostras e ainda contribui para o aumento da qualidade de cada produto.

A Fábrica mostrará dois modelos de tênis com inovação na matéria-prima utilizada para o cabedal de knit, tecido com fios de poliamida biodegradável da Rhodia que conferem ao calçado percepção de leveza, alta capacidade de respirabilidade, absorção de umidade e conforto no calce. O comprometimento com a sustentabilidade ambiental fica evidenciado neste produto, uma vez que o Amni® Soul Eco se decompõe em menos de três anos, se descartado corretamente em aterros sanitários, pós-consumo. O tingimento dos fios é feito com corantes solúveis em água, permitindo sua reutilização no próximo ciclo da produção, depois do tratamento. Ou seja, a matéria-prima usada no cabedal é 100% sustentável.

Os cabedais dos tênis de knit serão produzidos dentro do projeto, em tempo real. A tecnologia contribui para a agilidade do processo de produção e para zerar perdas com materiais.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao utilizar este site, você concorda com essas condições. Política de Privacidade - Política de Cookies