ESG é um novo modelo de fazer negócios, atrelado às práticas ambientais, sociais e de governança. A frase resume o recado dado por Cenira Verona e Eliane Davila, no Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, na quarta-feira, 19 de julho.
As duas consultoras fizeram uma explanação sobre esta nova tendência corporativa, que ganha cada vez mais espaço no mercado internacional, mas que ainda deixa muitas dúvidas em gestores de todos os segmentos. O próprio título da palestra, “ESG e Sustentabilidade Corporativa: onda, falácia ou real oportunidade para negócios?”, já foi definido exatamente para instigar sobre o assunto.
Cenira e Eliane ressaltaram que o tema é da maior importância para o posicionamento de empresas de todos os segmentos, mas enfatizaram que a implementação de ESG nas empresas exige um trabalho de aculturamento das organizações, para que a prática seja reflexo da filosofia da empresa.
Eliane Davila apresentou um histórico do termo e da prática ESG no mundo, com a linha do tempo do ESG desde 1984.
No entendimento de Cenira Verona, ESG é uma forma de preparar a empresa para resultados financeiros, a partir do reconhecimento da comunidade à qual ela se dedica. Sobre o futuro do ESG, as palestrantes entendem que este é um caminho do qual empresas sérias não poderão desviar, e preveem que o percurso ainda vai ser longo até o mundo corporativo entender o que realmente significa.
A próxima edição do Happy Hour com Tecnologia está agendada para o dia 23 de agosto, às 18h, com o tema “Reciclagem e reaproveitamento de resíduos industriais: nível atual, perspectivas e benefícios para o setor calçadista”. Mais uma vez, a ação será híbrida - presencial, na sede do Instituto (Rua Araxá, 750 - bairro Ideal - Novo Hamburgo) e online, pelos canais digitais do IBTeC - no Facebook e no Youtube.
Os patrocinadores de 2023 são: Grendene, Grupo Stickfran, Calçados Ramarim, Shimadzu do Brasil, Zahonero e Revista Tecnicouro.