A feira italiana Micam Milano, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro, em Milão, deve gerar mais de US$ 30 milhões para as 76 marcas brasileiras expositoras. Integrando a terceira maior delegação estrangeira do evento, atrás da espanhola e turca, as empresas verde-amarelas foram apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento à exportação de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que a feira confirmou as boas expectativas e até mesmo surpreendeu algumas empresas. “O evento não somente teve grande movimentação nos primeiros dias, mas também contou com compradores qualificados”, comentou. Segundo a analista, mesmo com os problemas macroeconômicos, a Europa se destacou como um grande consumidor de calçados brasileiros durante o evento. “Além de europeus, as marcas brasileiras reportaram visitação de compradores do Oriente Médio, Ásia, Oceania e Américas. Foi uma Micam Milano bastante internacionalizada”, acrescenta. Relatório da Abicalçados aponta que, in loco, foram comercializados mais de 740 mil pares de calçados brasileiros, que geraram mais de US$ 10,3 milhões.
Fonte: Abicalçados