Recorde de público e de expositores, a Expo Proteção e a Expo Emergência reforçaram a importância das áreas de SST e Emergência para o País. A mostra, que de 13 a 15 de setembro movimentou os corredores do São Paulo Expo, em São Paulo, recebeu mais de 45 mil visitantes para conhecer as novidades de mais de 270 expositores nas duas áreas.
A retomada do formato presencial do evento comprovou o quanto os setores estão ávidos, não somente por conhecer as novidades como também comprovou a necessidade do debate e das trocas de ideias e experiências. A mostra é uma realização da Proteção Publicações e Eventos
O evento contou com 35 atividades paralelas, entre seminários, cursos rápidos de qualificação e certificação, com a participação de mais de 5.000 pessoas Um trabalho intenso e comprometido em apresentar o melhor da tecnologia e da inovação nas áreas de SST e Emergência.
A programação da quinta-feira, 14, foi ainda mais especial, quando ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio Top Of Mind de Proteção 2023. A Pesquisa “Top of Mind de Proteção 2023 – As marcas que estão na cabeça dos prevencionistas” revelou os vencedores desta premiação voltada para a área de Saúde e Segurança do Trabalho. Veja a matéria sobre a premiação aqui.
A diversidade dos produtos apresentados, com muitas novas tecnologias, foi o diferencial dos lançamentos da feira. Depois de três anos sem Expo Proteção e Expo Emergência, os visitantes puderam conferir os avanços que os fabricantes de equipamentos e de soluções deram neste período, trazendo evoluções muito significativas para todos os segmentos. Muitas inovações na produção de EPIs foram observadas, e chamou muito a atenção de todos que passaram pela mostra a integração da Inteligência Artificial aplicada a sistemas de gestão de segurança, ergonomia, higiene ocupacional, uma série de inovações que permitem que os profissionais possam fazer seu trabalho com mais qualidade, no sentido de prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.
EVENTOS TÉCNICOS
Os seminários de SST reuniram profissionais em torno de três assuntos principais: O e-Social, O Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho e o PGR. Cada seminário foi dividido em temas e mesas como forma de aproximar ainda mais os participantes dos debates.

Projeto Assessoria teve grande procura pelo público que atende a uma demanda de mercado | Crédito: Daniela Bossle
O Projeto Assessoria foi uma das grandes propostas da Expo Proteção. Direcionado a profissionais que atuam em consultorias e assessorias de SST, o seminário veio para discutir não as questões de SST e normas, mas a real situação destas empresas e as possibilidades que o mercado de saúde e segurança representa.
Já o Projeto Comprador, foi um evento gratuito totalmente voltado para lojas e distribuidores de EPIs focando na venda qualificada dos equipamentos, A iniciativa uniu fabricantes e lojistas em torno de temas como: importância de escolher o EPI adequado diante das novas exigências legais como o eSocial e o PGR, exigindo uma compra ainda mais técnica pelas empresas empregadoras.
Ainda dentro dos eventos técnicos, os workshops ministrados por especialistas em áreas específicas atraíram o público para participar de atividades como: O Papel do Perito Judicial e do Assistente Técnico na Perícia Trabalhista, Higiene Ocupacional do PGR, Proteção de Máquinas e Equipamentos e o PGR, AEP (Avaliação Ergonômica Preliminar) e AET (Análise Ergonômica no Trabalho no PGR), Proteção de Risco do Trabalho em Altura no PGR e Perigos e Riscos Elétricos.
EMERGÊNCIA
Na área de Emergência, seminários e workshops também atraíram um público ávido por especialização e treinamentos em suas áreas. Na programação dos seminários foram oferecidas as atividades Emergência em Rodovias, APH 2023, Controle de Emergências, PrevTrauma e Brasil Fire.

Na área de Emergência demonstrações em vários tipos de atendimento e ações chamaram a atenção do público | Crédito: Valdir Lopes
Os debates e trocas seguiram ainda nos workshops como Suporte Básico de Vida e Situações Especiais, Noções de Resgate e Extraão Veicular Para Profissionais de APH, Elaboração de Planos de Emergência Para Atender a NR-1 e Outras Normas Aplicáveis, A Química dos Produtos Perigosos, Controle de Hemorragias e Gerenciamento de Emergências Industriais.
FEIRA DE TODOS OS SOTAQUES
Para a próxima edição da Expo Proteção e Expo Emergência, os projetos já estão em andamento. A área física será ampliada e a estrutura dos auditórios será incrementada para 2025. “Esta edição foi um sucesso e temos muito o que comemorar, com certeza. Conseguimos oferecer a união de conteúdo técnico e negócios, o que se configurou em uma oportunidade incrível para os profissionais que visitaram a feira”, avalia o diretor da Proteção Publicações e Eventos, Alexandre Gusmão. Um aspecto sublinhado por Gusmão é a presença de visitantes de todas as regiões do Brasil. Nos corredores, diz, ouviam-se todos os sotaques brasileiros.
Ele destaca, nessa edição da mostra, o acesso a soluções em tecnologia, para além de questões mas práticas e fundamentais como as informações sobre EPIs, por exemplo. “Toda a parte do PGR e a necessidade de uso de softwares e atualização atraiu muitos profissionais que não abrem mão de estar em dia com o que o mercado exige”, comenta o diretor.
No que se refere às questões de Emergência, Gusmão ressalta que a área cresceu muito e as ofertas de soluções se apresentam de maneira cada vez mais imperativa. “Trabalhamos muito ligados ao que vem ocorrendo no que se refere a aspectos ambientais, grandes ocorrências em organizações como explosões e incêndios, além dos acidentes em estrada”, comenta ao ressaltar que, em três dias, a feira foi o cenário mais próximo de suprir as carências que o Brasil tem.
Fonte: Aline de Melo Pires/Jornalista da Revista Proteção | com colaboração da jornalista Raquel Guimarães