O consultor de inovação Igor Drews fez a primeira palestra do 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, na manhã de quarta-feira, 12 de novembro.
Realizado pela Câmara de Vereadores em parceria com diversas entidades, o encontro acontece nesta terça 12 e quarta-feira 13 de novembro, no Plenário do Legislativo hamburguense. Representantes de administrações públicas de vários municípios da região, gestores de instituições de ensino e entidades representativas de diferentes segmentos da economia da cidade participam do evento que segue durante todo o dia de quarta-feira.
Igor Drews abriu sua palestra salientando que a chamada nova economia, baseada na digitalização, produz impactos para as empresas já estabelecidas, e para as novas. Ele salientou que a inovação não é mais uma opção, mas uma necessidade, para empresas de todos os segmentos, e de todos os portes.
Ele finalizou a palestra com o recado que “a inovação precisa necessariamente da cooperação”, lembrando que “este é o foco da nova economia”.
Drews ainda respondeu questionamentos da plateia, com a mediação do professor Marco Aurélio Passini, da Faculdade IENH. Perguntado sobre a situação do segmento coureiro-calçadista dentro da nova economia, o palestrante afirmou que não há modelos a serem copiados; o que existe é a possibilidade de adaptação.
PRESIDENTE EXECUTIVO DO IBTeC MEDIOU PAINEL NO PRIMEIRO DIA
O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, mediou as apresentações dos cases do painel “Mudanças Comportamentais”, no primeiro dia do seminário, com o Case “Fish TV”, apresentado pelo empresário Luiz Motta, presidente do canal de TV exclusivamente focado no mundo da pescaria, e com o CEO da Cigam Software Corporativo, Robinson Klein, falando sobre as experiências das duas empresas.
Os dois painelistas falaram de suas experiências com a economia disruptiva, contando um pouco da história de suas empresas.