O Badesul Desenvolvimento S.A, lançou na tarde de quarta-feira (18), no Instituto Caldeira, um espaço coletivo de trabalho e uma nova linha de crédito, a Badesul Startups. O programa de financiamento disponibiliza entre R$ 50 mil e R$ 200 mil com 12 meses de carência e até 3 anos para pagar. A taxa de juros do novo produto do banco de fomento gaúcho é inferior aos praticados pelo mercado privado e os recursos são provenientes do Fundo de Estudos e Projetos (Finep), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para a adesão da nova linha de crédito, startups interessadas precisam atender a alguns pré-requisitos, como participar do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, possuir tecnologia validada, modelo de negócio cuja receita seja recorrente, curva de novos clientes em expansão e possuir carta garantia concedida pelo RS Garanti, fundo garantidor de crédito, parceiro do Badesul Startups assim como o Instituto Caldeira.
O Badesul, que completa neste mês de maio 24 anos de operação, há 10 vem atuando no fomento à inovação e tecnologia. A partir do reconhecimento da importância do setor para o desenvolvimento da economia, o banco “concretiza um sonho de estar presente no Instituto Caldeira e de poder auxiliar efetivamente no desenvolvimento dos startups gaúchas”, disse a presidente da instituição, Jeanette Lontra.
Representando o governo do Estado, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, ressaltou a importância das iniciativas inovadoras e tecnológicas, que “criam soluções para o dia a dia de todos, encurtando distâncias”, afirmou. Brum também destacou a importância do olhar do poder público para que estes empreendedores tenham cada vez mais oportunidades e destacou o apoio do Sebrae-RS, RS Garanti e Finep, essenciais para que o projeto saísse do papel.
Na ocasião a Startup Adoc, empresa focada na automação de documentos para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, assinou o primeiro financiamento da nova linha de crédito. O diretor da empresa, Lucas Ruga, apresentou a iniciativa que, segundo ele, é capaz de reduzir o tempo investido na elaboração de documentos em até nove vezes e garante maior precisão na redação de textos técnicos.
Coworking Badesul
Após o lançamento da nova linha de crédito para startups, o Badesul inaugurou seu espaço coletivo de trabalho dentro do Instituto Caldeira. A sala contará com atendimento as empresas da Comunidade Caldeira interessadas na linha de crédito Badesul Startups e também ficará disponível para as organizações que quiserem utilizar a estrutura para realizar suas atividades.
Estiveram presentes no lançamento da nova linha de crédito para startups e do coworking do Badesul no Instituto Caldeira, o vice-presidente do Badseul, Flavio Lammel, o Superintendente de Venture, Capital e Inovação do Badesul, Elias Graziotin, o Diretor Superintendente do Sebrae-RS, André Godoy, o Gerente do Departamento de Operações de Crédito Descentralizadas da Finep, Gustavo Barcelos, o diretor Executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério, e o diretor Executivo do RS Garanti, Marcelo de Lima.
Legenda da foto: Da esquerda para direita - André Godoy, diretor Superintendente do Sebrae-RS, Pedro Valério, diretor Executivo do Instituto Caldeira, Edson Brum, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Jeanette Lontra, presidente do Badesul e da ABDE, Kalil Sehbe Neto, diretor Financeiro do Badesul, Joel Maraschin, secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do Estado do Rio Grande do Sul, Flavio Lammel, vice-presidente e diretor de Operações e Inovação do Badesul
Fonte: Assessoria Badesul